quarta-feira, 17 de março de 2010

Projeto: Quarto Automatizado

Ola a todos queridos leitores do EletronicaOOB...
Apresento o mais novo projetinho 100% funcional!!!

O sistema de automatizaçao utilizando o controle remoto universal da sky para o quarto...

Todo o sistema foi programado em Assembly e para quem quiser saber saber informações sobre o protocolo de comunicao, o codigo e a explicacao linha-a-linha da uma olhada la no post http://eletronicaoob.blogspot.com/2010/02/projeto-usando-controle-remoto.html Ta tudo explicadinho!!!

Video demostrativo:


http://www.youtube.com/watch?v=y8Oq5udr-wg

O esquema fico assim:


E a placa de circuito impresso ficou assim... (sinceramente a melhor que ja fiz ate hoje)



O projeto inteiro pode ser adquirido atraves desse link:
Qualquer duvida em relacao a copilacao é só ver esse post que explica passo-a-passo como copilar:
http://eletronicaoob.blogspot.com/2010/01/tutorial-como-copilar-os-codigos-asm-do.html


Espero que voces tenham gostado qualquer coisa é só perguntar!!!
Um abraco
Tico

14 comentários:

  1. Tico,

    Meu nome é Frederico e estou precisando de um esquema de um transmissor/receptor que funcionem a uma distânia de aproximadamente 5m. A idéia é a seguinte: Quero um sensor de infravermelho capaz de detectar a presença de carros. Assim que o feixe infravermelho for cortado pelo carro envie um sinal de 5V para um pino do PIC.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. bom e ae tico sou estudante tecnic em letronia andando pela net me deparei com o seu projeto de receptor com controle remoto sky tentei montalo mas susrgiu um problema não comsigo encontrar o componente (XR HFD3000)existe algum equivalente ou subistituto preciso de ajuda aguardo resposta

    ResponderExcluir
  3. Oh meu caro tudo bem?
    Entao meu nao precisa se preocupar com esse componente, é só vc ir em qualquer loja de eletronica e pedir o receptor infravermelho (normalmente é muito utilizado no reparo de televisoes) nao tem muito erro pode ser qualquer um...
    Ele possui 3 terminais... (http://img.alibaba.com/photo/51115479/IR_Receiver_IRM_Infrared_receiver.jpg)
    qualquer coisa é só perguntar..
    abs

    ResponderExcluir
  4. pessoal, esse HFD3000 não é um receptor infravermelho comum, ele é um TTL receiver...

    um receptor de IR comum precisa de um opamp e um decoder, o TTL receiver não, bastando polarizar e ligar o sinal de saida na porta de um micro.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Cara preciso de um help urgente !!!!
    Eu estou há 1 anos e meio na eletronica e to viciado por nela !!

    Eu programo PIC em C apesar de saber Assembly (mas odeio ASM), eu quero muitoooo fazer qualquer aplicação sem-fio, eu ja fiz diversos circuito com MCU para automatizar alguma coisa mas agora quero fazer a automatização sem fio, por questões didaticas.
    Exemplo:
    Quero acionar 4 reles individualmente a parir de um botão que enviara o sinal por um TX ate o RX que o mandará para o PIC interpretar o sinal e acionar o rele correspondente.
    Obrigado;

    ResponderExcluir
  6. Amigo,
    Não tem esse codigo escrito em C ou algum trecho?
    Gostei muito desse projeto e com certeza vou tentar fazer em casa. Estou iniciando no mundo do PIC e tenho expeciencia em programação C. Portante, se tiver alguma coisa em C eu agradeço.
    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Aguardem... em breve vou lançar uma nova versão com controle de Dimmer via triac e muito mais utilizando Linguagem C

    abs

    ResponderExcluir
  8. Tico, baixei seu código e fiquei com algumas dúvidas.. você disse que o sinal do receptor é invertido porque então na primeira linha de le_controle você usa btfss e não btfsc, achei que enquanto o receptor estivesse inativo o programa deveria ficar no loop lendo constantemente a PORTB, outra coisa que notei foi que os códigos de suas teclas estão diferentes do que eu encontrei em outros sites, será que você poderia me tirar essas dúvidas? Parabéns pelo projeto, ficou muito bom. Pretendo utilizar um controle SIRC para controlar um carro em um projeto da faculdade, por isso gostaria muito da sua ajuda

    ResponderExcluir
  9. Tem motivo pra fazer em Assembly. Trabalho com microcontroladores, e há tantas ferramentas mais amigáveis como a linguagem C, visto que esse projeto não requer desempenho !

    ResponderExcluir
  10. Oi tico sou estudante de tecnico em informatica e estou no ultimo periodo de 4 no 3° periodo paguei eletronica e hoje tomo conta do laboratorio queria construir um carro a controle remoto vc podia me ajuda e eu queria sabe como vc contruir aquele circuito da porta do seu quarto pode manda o projeto para mim
    desde já obrigado Claudivan Fonseca

    ResponderExcluir
  11. Fala meu camarada , eu tmb estou a um tempo com projetos pela internet tenho meu blog tmb, queria saber como é feita a decodficação do sinal que vc recebe do controle, na verdade eu voi que vc utiliza um TSOP esses sensores infravermelhos, mais aew o que exatamente o uC enxerga com cada tecla?

    abraçoss

    ResponderExcluir
  12. onde eu consigo esses codigos de controle

    ResponderExcluir
  13. Ola Tico,

    Gostaria de saber se vc pode entrar em contato comigo pois vou fazer uma super fechadura e queria uma ajuda com o PIC... Se conseguir só mandar o layout e como fez o PIC ja fico agradecido..

    Obrigado!
    Aguardo resposta.


    Segue meu e-mail:
    gustavo_gu_8@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Tico
    Bah cara, olha só,estou qerendo controlar 20 pontos de luminárias em meu AP, e preciso de sua força. Qero controlar os 20 pontos de luz com um controle remoto, é preciso de 20 relés??? Será possivel vc fazer essa placa pra mim...??? Consigo controlar com o controle da TV????????? Obrigado pela atenção, e fico no teu aguardo.... email:cesar.ibanez@bol.com.br fone: 51-8406-1983 oi ou 51-9606-4088 vivo

    ResponderExcluir