sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Super fechadura v1.1

Quando for copilar o codigo asm garantir que no MPLab estaja desativado o case sensitive, nao tendo diferenca entra letra maiuscula ou minuscula...
Explicacao do codigo da super fechadura 40min de video:
http://rapidshare.com/files/311065783/SuperFechadura_codigo_.mp4 
Voce pode pergar esse novo layout aqui:
http://rapidshare.com/files/344979770/Novo_Layout.rar
 
Ola a todos amantes da eng. eletronica...
Finalmente acabei meu primeiro grande projeto e estou disponibilizando para todos que querem montar..
A Super Fechadura v1.1!!!
Utilizando um PIC16F628A, um display lcd 16x2, teclado matricial 4x3 (linhasxcolunas) e outros componetes consegui fazer uma super versao da fechadura..

(desculpa pela qualidade fiz o filme com meu celular)




Caracteristicas do projeto:
   -Pode ser utilizado uma senha de tamanho ate 9 digitos.
   -Tem a opcao de deixar sem senha alguma bastando apenas ser apertado a tecla confirma (no meu caso #)



   -Tecla * usado como tecla especial... em certos momentos apaga o caractere anterior, e em outros momentos faz a chamada para sub-menus...
   -Facil acesso para mudanca de senha.
   -Opcao de escrever menssagem. Essa opcao é util quando se quer deixar uma menssagem na porta para ninguem incomodar...
   -back light do display lcd acende toda vez que uma tecla é apertada, e volta a apagar sozinho depois de 55segundos sem que nenhuma tecla seja pertada (exelente opcao para lugares onde o display fica em um local escuro)... para isso é utilizado um 555, Muito obrigado ao amigo pedro que sugeriu o uso!!! muito bom pedrao...um abracooo
   -Potenciomentro que controla o contraste do caracteres do display, podendo ser utilizado para apagar o display.
   -mesmo projeto pode ser utilizado para outros usos uma vez que o mesmo ativa um relay!!!

O codigo inteiro foi escrito em assembler e por causa da logica de verificacao de senha, mudanca de senha e por utilizar o proprio pic diretamente no lcd o codigo ficou bem grande e ocupa quase os 2k de memorio do pic..

Abaixo esta esta o codigo, o esquema e pcb (o pcb podia ser bem melhor mas como foi o primeiro pcb que fiz e eu queria que ele ficasse grande deixei assim mesmo!!!)



Qualquer duvida é só voces perguntarem que eu explica direitinho

http://rapidshare.com/files/296833025/Dados_compartilhados.rar


PS: para modificar as frases mostradas pelo sistema faça uma busca por 't' ou 'S' e mude caractere por caractere na mao mesmo (toda essa parte de lcd fica la no final do codigo)!!!
PS2: na hora de gravar no microcontrolador certifique-se de atribuir um valor na eeprom...
sendo o primeiro byte indicando o tamanho da senha e logo apos a senha no padrao ascii, como mostra a imagem abaixo:(tamanho da senha: 04 , senha 31  32  33  34... (em decimal -> 1  2  3  4) depois vc muda a senha pelo proprio pic)





É isso ai boa sorte e qualquer coisa só mandar menssagem
Comenta ai o que vcs acharam!!!

136 comentários:

  1. Cara, seu projeto ficou realmente muito bom. Eu estou aprendendo ainda como funciona. Gostaria de entender qual a finalidade dos resistores em Ra4 e no teclado. E também, por que vc não utilizou as entradas 7,8,9 e 10 do LCD ?
    Desde já, obrigado. email: alex.pssp@gmail.com
    Alex Sohn

    ResponderExcluir
  2. Ohhh alex!!! primeiro comentaria!!
    valeu pelos elogios...
    vamos la...
    A finalidade do resistor ligado em RA4, é porque essa pino do pic, nao consegue fornecer corrente, ou seja, é utilizado um resistor de pull-up, assim quando colocado Ra4 em nivel logico alto, se o componente ligado em ra4 precisar de corrente para funcionar, ele (o componente) ira puxar corrente eletrica da fonte (VCC)... ( em alguns casos nao é necessario utilizar esse resistor, na hora de soldar os componentes eu nao utilizei, mas tem alguns lcd's que precisam de corrente tambem.. vale o teste e ver se funcionar sem deixe sem se nao funcionar ligue o resistor...
    2)os resistores ligados no teclado garantem que quando nenhuma tecla seja apertada os pinos Ra5,RA6,RA7,RB7 estejam recebendo 0V.
    quando a tecla 1 por exemplo é apertada, a linha 1 esta recebendo 5volts do pic, assim curtocirquitando, a linha 1 com a coluna 1 entao o pino RB7 (coluna 1) passa a ser nivel logico alto...
    (ps: quando eu nao coloquei esses resistores o sistema ficava meio loco/instavel)
    3)Os pinos 7,8,9,10 do LCD nao foram utilizados para economizar pinos no LCD. Ou seja, para voce mandar um caractere para ser impresso no lcd, voce tem que mandar o codigo dele em hexadecimal conforme a tabela ascii. que no cado é composto por 1 byte (8 bits).
    Por exemplo quero que aparece o numero 1 no lcd, entao eu tenho que mandar 31h= 0011 0001
    Eu poderia utiliazr para isso os 8 pinos, porem o display lcd tem a opcao de vc mandar de 4 bits em 4 bits... portanto eu primeiro mandarei 0011 (3em hexadecimal) e depois mando 0001 (0 em hex) utilizando apenas a parte mais siginificativa do lcd, os pinos 11,12,13,14...

    Qualquer coisa que vc nao tenha entendido é só perguntar...
    Abracaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tico eu queria saber se vc tem algum relatorio ou alguma coisa q explica o funcionamento do circuito ou pelo menos dividido em blocos?

      Excluir
    2. Tico muito bom mesmo seu projeto.
      cara preciso desenvolver algo semelhante com 4 dysplay de 7 seg.mas não posso utilizar microcontroladores nem arduino.somente portas lógicas se decodificadores algo bem simples mesmo uma senha de 4 digitos resset e um led para indicar a bertura da tranca
      preciso simular isto no proteus e não manjo nada de eletronica voce poderia me ajudar.

      Excluir
  3. se possivel vc mandar sua programação .. por que estou tendo dificuldade na hora de programar .... =] sou meio novo nessa parte de programação .... muito show seu projeto .. para contato gustavo.yassuda@gmail.com .. espero sua resposta djow !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ohh e ai gustavao beleza?
    Entao meu eu desponibilizei no rapidshare o projeto inteiro (cogigo em asm, pcb, esquema, projeto feito inteiro no eagle... etc)
    é só pegar aqui:
    http://rapidshare.com/files/296833025/Dados_compartilhados.rar

    Qualquer coisa estamo ai!!
    Abracaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, não to conseguindo baixar esse teu projeto, o link da que não ta disponivel.

      Excluir
  5. owww amigo...valeu mesmo ajudo pra caramba...^^

    parabens denovo!!

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Valeu!!
    Qualquer coisa é só perguntar...
    Abracaooo

    ResponderExcluir
  7. E ai Tico!!!
    Seguinte...estou usando o MPLAB para fazer a programação...e no arquivo .asm que você me mandou ele esta acusando muitos erros (error 113...to deixando um print pra voce da uma olhada...brigadooo


    abraços!

    http://img692.imageshack.us/img692/4344/imagemph.jpg

    ResponderExcluir
  8. E ai gustavo tudo bem?
    seguinte...
    Acredito que esses erros que estao dando é pq ele nao esta reconhecendo os nomes utilizados no programa ... certifique-se de ter colocado essas linhas no comeco do codigo:

    list p=16f628a
    radix dec
    include < p6f628a.inc> (sem espaco)
    __config 0x3D18


    E que vc tenha oinclude do pic16f628a possivelmente nesse caminho:
    c:\Arquivos de Programa\Microchip\MPASM Suite\p16f628a.inc
    (as versoes mais novas do mplab ja vem com essa "biblioteca inclusa nessa pasta) caso o seu nao tenha isso baixa aqui:
    http://rapidshare.com/files/302076408/P16F628A.INC

    qualquer coisa estamos aqui!
    abracaooo

    ResponderExcluir
  9. Ahhh outra coisa tambem é no mplab mande gerar absolute code...
    para isso va em project>>Build Option>>Project
    ai na aba mpasm/c16/c17/c18 suite selecione a opcao generate absolute code...
    Abracaoo

    ResponderExcluir
  10. blz cara, aos poucos eu estou estudando o seu projeto....... e tambem aos poucos eu vou me virando..... provavelmente eu ainda vou te incomodar um pouco, mas desde já agradeço a sua colaboração.........

    valeu......

    Alexandre Sohn

    ResponderExcluir
  11. Magina... o blog é para isso mesmo...
    Para os fieis leitores em breve colocarei um projeto que to pensando muito legal..
    Um abracaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi tudo eu so novo no blog e qeria saber como baixar o codigo !é gratuito ou não?muito obrigado pela atenção

      Excluir
  12. Você saberia como utilizo a saída HDMI do lap top na entrada AUDIO E VIDEO da televisão... televisor normal...?

    ResponderExcluir
  13. O que essas bibliotecas citadas anteriomente tem de novidade, seria como utilizar este tipo de display...
    é porque estava tentando fazer uma fechadura também, mas muito mais simples que a sua, a sua ficou show de bola,... a que eu estava tentando era com quarto display de 7 segmentos...bem mais simples...

    Vou tentar fazer este seu projeto, mas não entendi como vc usa esse display...

    Sou novato em micro...

    ResponderExcluir
  14. Amigo, como posso conseguir o "crak" do egle versão 5.6.0, windows xp ?

    ResponderExcluir
  15. E ai Rafael, tudo bem?
    Entao para ligar o pc na tv via HDMI, eu só sei usando laptop HP... tudo que vc tem que fazer é ligar o HDMI na TV ai possivelmente a imagem ja vai aparecer sozinho, caso nao apareça, aperta a tecla FN e F4 assim ele vai jogar a imagem na tv(com o windows 7 vc pode apertar a tecla WIN+p)
    Ai depois o som vc consegue colocar caso nao tenha ido sozinho clicando com o botao direito do mouse sobre o icone do som na propria barra de ferramentas e selecionar a opcao playback devices e depois definir como defaut o digital Audio ao envez de speakers....

    Rafael novamente:
    Nao, essas bibliotecas padrao é simplesmente para ficar mais facil a programacao, por exemplo..
    vc quer testar o carry..
    basta escrever btfss status,c
    que quando for copilado a palavra status,c sera trocado pelos seus respectivos enderecos entao na verdade ficaria algo assim..
    btfss 0x32,0 ...(valores chutados só para vc entender meu ponto)..
    Em relacao ao LCD ele é um pouco chatinho mesmo de se entender..
    vou ver se ate hoje a noite eu coloco um super "curso" da edutec que explica (em portugues) direitinho como funciona o lcd e varias outras aplicacoes..)

    Rafael, eu nao sei a onde vc consegue o crack do eagle tenta da uma olhada o www.warez-bb.org tem de tudo la..(lembrando que cracker programas é proibido e errado)
    ;)
    qualquer coisa é só dizer um abracao

    ResponderExcluir
  16. Tico não tem outro jeito de baixar os arquivos no rapidshare.com não estou conseguindo.

    Alex

    ResponderExcluir
  17. puts alex eu só coloquei la no rapidshare mesmo pois eu tenho conta la se eu colocar em outro site ele vai ficar saindo do ar toda hora ai eu sempre vou precisar ficar reupando..
    o que q esta acontecendo?
    é só voce selecionar usuario free em baixo daquele conta giro, ai vc espera uns tempinho la (normalmente uns 50segundos) ai clica no botao azul que vai aparecer chamado download..
    Ve ai e qualquer coisa me da um toque..
    em ultimo caso eu posto em algum outro lugar ou disponibilizo o que vc quer exatamente...
    abraco

    ResponderExcluir
  18. Olá Tico. Aqui estou eu novamente. Eu analisei o maximo que pude seu trabalho, só que eu estou muito sem tempo pra me dedicar de verdade. Eu preciso fazer uma fechadura eletronica, só que muito mais simples que a sua. Tem que aparecer no display "digite a senha" e depois tem que digitar a senha de 4 digitos. Se digitado corretamente aciona um relé. Se digitado errado toca um alarme de 10s.

    Eu só consegui fazer até agora a parte que aparece "digite a senha". Se vc puder me ajudar eu agradeço, porem entendo que caso contrario, nao tem problema nenhum.

    Bom, se vc me passar seu email eu te passo tudo que foi feito até agora, dai fica mais facil. o meu email é alex.pssp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. E ai alex, entao sem problemas se eu conseguir ti ajudar terei o maior prazer...
    meu msn é ticoso08@hotmail.com
    Eu vou ver se nesse feriado eu consigo arranjar um tempo para explicar linha linha o que o codigo esta fazendo...
    Entao isso ja vai lhe ajudar bastante...
    mas tirando isso a gente pode dar um geito ai no seu...
    qualquer coisa é só perguntar...
    E trabalho para a facu?
    abraco

    ResponderExcluir
  20. É trabalho pra faculdade sim.... é que a minha área é eletrotécnica, mas tem uma disciplina no curso que refere-se a sistemas microcontrolados... e nessa área eu tenho uma certa dificuldade com programação.....

    se for tomar seu tempo, esqueça... eu sei como é ruim a falta de tempo pra fazer as coisas, ainda mais no fim do ano....

    valeu mesmo..... vou te mandar por email o que eu fiz até agora.....

    falou

    ResponderExcluir
  21. Tico, esse site que vc deixou o material é muito chato... só dá erro!, usando o FREE USER como vc indicou anteriomente.
    Depois de tantas tentativas, finalmente consegui baixar o material da "fechadura" , mas o curso de pic, estou tentando já uma cara e nada...

    Se possível, poderia me passar por e-mail?
    rp.loureiro@hotmail.com
    se não for incomodar.

    ah!, o material do display LCD.

    ResponderExcluir
  22. Tico, tentei baixar também o seu vídeo mas não consegui, eu iria apresenta-lo aos meus colegas da faculdade,... havia comentado sobre seu projeto.

    O programa que eu tenho para baixar vídeo do you tube, não conseguiu, tem algum tipo de "trava, proteção" ?

    ResponderExcluir
  23. Nossa que estranho... Nao, nao realizei nenhum tipo de trava...
    Acho que deve ser alguma coisa com o seu programa mesmo..
    de tempos em tempos o youtube da uma atualizada em seu sistema que ai esses programas de baixar param de funcionar..
    Da uma olhada ai direitinho qualquer coisa eu lhe envio..

    ResponderExcluir
  24. Tico, eu acabei de rodar o seu programa... e apareceram varios erros..... nao entendi o porque, visto que pelo menos o que eu entendi estava tudo correto.... eu vou te mandar por email o arquivo em doc dos erros....

    até mais...

    ResponderExcluir
  25. Cara adorei seu blog parabéns
    Curso o 3sem de tec eletronica gostei muito do seu projeto.
    E se vc me autorizar vou apresenta-lo na escola como tcc, mais divulgando vc o criador e com bibliografia sua
    !!!!!
    Poderia?

    ResponderExcluir
  26. Tico !!!!!!!!!
    Você poderia me dizer o que significa no esquema da fechadura o componente sg1 f/cm12p?

    ResponderExcluir
  27. Cara, muito legal o projeto, mas sinceramente, analisando o código asm, fica muito difícil o entendimento.

    Vou tentar montar o projeto escrevendo em C e depois posto por aqui.

    abs

    ResponderExcluir
  28. cara programo pic em assembler ,gostei muito de seu projeto achei interessante e alem de ser funcional para varias aplicaçoes, se fosse possivel add eu no msn diogo_18sp@hotmail.com pra trocarmos ideias pois tenho em mente varios projetos com pic .. abraço

    ResponderExcluir
  29. sou estudante de eletronica tambem como muitos colegas o teclado usado pode ser de telefone

    ResponderExcluir
  30. tico vc tem como me manda o programa feito no meu email?! desde ja agradeço christopher.t.dasilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Pessoal para quem ta querendo falar comigo me pega no msn: ticoso08@hotmail.com

    e para quem quer entender melhor o codigo da super fechadura, pega esse video que eu fiz: http://rapidshare.com/files/311065783/SuperFechadura_codigo_.mp4

    um abraco tico

    ResponderExcluir
  32. ond fik essa opção "case sensitive"??
    obrigado

    ResponderExcluir
  33. Depois que vc esta com o projeto aberto no mplab basta ir em project>>>Build Options>>> Project... ai na aba MPASM Assembler eh soh selecionar disable case sensitivy

    Qualquer duvida eh soh perguntar

    ResponderExcluir
  34. vlw tico + uma coisa eu to usando o mplab ide v8.14 a opção build options não aperece abilitada...vc sab como fasso para habilita essa função???
    vlw tico^^

    ResponderExcluir
  35. Entao ela ira habilitar quando vc abrir o projeto... da uma olhada no post que estou colocando agora que ensina como copilar...

    ResponderExcluir
  36. VLW TICO JA DEU CERTO...RODO BLZ O PROGRAMA!!!
    + UMA DUVIDA OND VC CONCEGUIU COMPRA ESSE TECLADO???
    CHRISTOPHER VLW

    ResponderExcluir
  37. Poo que show!!! Parabens!!!
    Entao esse tecladinho vende em varios lugares, eu comprei na Santa efigenia... Mult Comercial Ltda. Rua dos Timbiras,228 - Santa Efigenia (11)3225-0772 Pode falar com qualquer um la mais eu recomendo o luiz Antonio, o cara eh gente boa! Ele me conhece por Levy!!

    Parabens mais uma vez ai Christopher!

    ResponderExcluir
  38. vc teria o email deles q eu moro em Ponta Grossa e vc sab se eles vendem pela internet?
    vlw + uma vez !!!^^
    christopher

    ResponderExcluir
  39. Depois desse video as coisas ficara mais clara ja conseguir compilar o codigo nao deu mais erros tico para bens. Mendoimservtec@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. EU TIREI ESSES ERROS "113" COPIANDO O PROGRAMA E COLANDO NO WORD E DEXEI TUDO EM MAIUSCULO E AI COPIEI E COLEI D VOLTA NO MPLAB ASSIM SAIU ESSES ERROS
    ^^
    INTAUM TICO SE VC PUD ME AJUDA OND COMPRO PELA NET UM TECLADO SEMELHANT A ESSE EU AGRADEÇO EU PRECISO URGENTEMENTE FAZE ESSE PROJETO POIS ESTOU FAZENDO UM TRABALHO NO QUAL VO PRECISA D ALGO ASSIM EU FASSO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL NA FEDERAL D PONTA GROSSA-PR E AKI NAUM SE AXA MUITO COMPONENTE ELETRONICO PARA VEND... DESDE JA AGRADEÇO PELA FORÇA TICO
    CHRISTOPHER

    ResponderExcluir
  41. CHRISTOPHER por que voce nao usa um teclado telefonico.intelbras eles vem no mais antigo.
    menodimservtec@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Tico o meu fincionou beleza vou colocar no carro vou te enviar os videos dele funcionando no carro. Obrigado pela forca

    ResponderExcluir
  43. Puts que show junior estou esperando ansioso...
    Vou colocar amanha o novo layout que eu fiz que ficou bem mais bonitinho com os componentes mais bem distribuidos...

    Cuidado com o LM7805 (regulador de voltagem) se voce for usar um pq tem que colocar um belo dissipador se nao pode acontecer de ele esquentar muito, nao fornecendo corrente para o Display ai o display trava e fica aparecendo umas menssagens japa... o sistema ainda continua funcionando é só o display que buga...

    Entao pessoal da um ligada la na mult comercial e ve se eles entragam... eu acho que entregam sim!!
    abracooo

    ResponderExcluir
  44. gostaria de ver tambem o video funcionando no seu carro junior ^^
    té+...

    ResponderExcluir
  45. INTAUM TICO QUANDO VC VAI POR O LAYOUT NOVO...
    HUM VC PODERIA POR NO FORMATO BRD DO EAGLE FACILITARIA MUITO
    ABRAÇO
    CHRISTOPHER

    ResponderExcluir
  46. Ok! Ja terminei de montar a placa so falta colocar os detalhes.Tem um tecladinho maça no mercado livre desses que cola ele e bem fininho. Tipo de balaca digital dessas que encontramos no comercio. Tico estou presisando falar com voce.URGENTE.

    ResponderExcluir
  47. Ola boua noit...

    eh possivel adicionar novos usuarios??? ter varias senhas???

    ResponderExcluir
  48. Junior:
    E ai meu tudo bem?
    Entao to todo dia online no msn apartir das 2.30 ve se consegue entrar esse horario pois para mim eh a melhor opcao

    Frank:
    No codigo original nao tem essa opcao, eu acho que nao da para fazer com o pic16f628a pois acho que nao tem mais memoria para isso... talves com muito trabalho de para implementar isso no pic16f648a ja que ele tem o dobro de memoria... Fica ai o desafio :)

    Qualquer coisa soh perguntar pessoal!!!

    ResponderExcluir
  49. show de bola esse projeto :)

    ResponderExcluir
  50. ae Tico que projeto hein!! ficou perfeito.
    voce nao axa q se usasse o C o codigo nao ficaria menor e consequentemente daria p vc implementar mais coisas??
    um dia consigo fazer uma pelo menos parecida..hahahaah
    parabens mais uma vez brother.
    ps.: add vc no msn , o meu e marcisioemila@hotmail.com
    Marcisio.

    ResponderExcluir
  51. Sensacional. Vou fazer e colocar no meu TCC
    Hehehehehheheheehehehehehehehhehe

    ResponderExcluir
  52. ola Tico estou a tentar colocar a super fechadura a funcionar, mas nao está a correr bem, no display aparece aeroglifos, podes postar o ficheiro *.hex para eu podes programar a pic e ver se a pcb está bem montada! e já para confirmar, a resistencia R2 é de 220R e a R8 de 100R.

    obrigado
    Antonio

    ResponderExcluir
  53. Ola Tico, já consegui resolver o problema, o problema acontecia quando fazia a compilação.
    Depois de resolver a super fechadura ficou a funionar muito bem. Tens um excelente projecto.

    obrigado
    Antonio

    ResponderExcluir
  54. alguem sab aond posso encontra um teclado de 12 digitos no mercado livre???
    obrigado

    ResponderExcluir
  55. GOSTEI MUITO DO SEU PROJETO BANCANA MESMO
    EU CONSEGUI GERAR O ARQUIVO HEX MAS NO DISPLAY SO APARECE UM TRAÇO TIPO ESTE -

    SABERIA ME DIZER QUAL SERIA O PROBLEMA

    ResponderExcluir
  56. vc tem msn qual o meu e arlencs2009@hotmail.com add ai ok

    ResponderExcluir
  57. ola, alguem possue a lista de todos os componentes necessarios para a montagem da fechadura?

    desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  58. alguem tem a lista de todos os componentes para a montagem desse projeto, naum consegui indentificar todos, se alguem tiver, poderia me passar por favor, email é anderson_j_reis@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  59. Eu sou um aluno de eng. de automação e estou querendo fazer este mesmo projeto, gostaria de uma lista dos componentes do projeto,se poder me passar eu ficarei grato!!!
    o email é :
    cfbcefet@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. Boa Noite Gotaria que me enviasse a lista de todos os componentes usados nessa fechadura!!!
    patrick_americo@ig.com.br

    ResponderExcluir
  61. bom dia muito bom esse seu projeto, montei ele so que fica aparecendo um traço no display poderia me ajudar.
    obrigado

    ResponderExcluir
  62. Tico, boa nite, fiz um projeto tomando como base o seu, mas foi no CCS, estou com uma dúvida, na hora de varrer as colunas do teclado

    col1=1;
    col2=0;
    col3=0;

    é necessário colocar as saídas que estão em nivel baixo em estado de alta impedancia? Pois assim se o usuario pode apertar 2 teclas de clunas diferentes não fecha curto no PIC. Estou certo?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  63. parabéns pelo projeto.
    eu estou analisando a possibilidade de fazer um trabalho tomando como base o seu, então teria como me mandar a lista dos componentes que vc utilizou?

    o email é gabriel_cesar92@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Tico Bom dia, a foto que você deixou do esquema eletrico num esta nitida e estou confundindo algumas ligações exemplo o buzzer no layout da placa parece estar ligado ao pino que num consigo identificar e no diagrama parece estar no pino 10 se possivel me enviar o esquema eletrico, aguardo retorno.

    Att.
    Oliveira
    oliveira_maquinas@yahoo.com.br
    jaspion_20@hotmail.com - msn
    (62)9961-2067
    85*251472 ID NEXTEL

    ResponderExcluir
  65. ola tico parabens pelo blog

    quando conseguimos falar via msn ja te add
    abrç

    ResponderExcluir
  66. Algum colega conseguiu terminar esse projeto com exito, não estou consguindo terminar algumas ligações pois o esquema eletrico postado esta meio ilegivel, e quanto ao codigo fonte numestou conseguindo compilar... Se alguem puder ajudar fico grato.

    Att.
    Oliveira
    oliveira_maquinas@yahoo.com.br
    jaspion_20@hotmail.com - msn
    (62)9961-2067
    85*251472 ID NEXTEL

    ResponderExcluir
  67. opa e ai amigo, nossa cara, primeiramente parabéns pelo progeto.
    e obrigado por compartilhar.
    estou comessando agora em eletronica, e esse é uns dos progetos q eu vou fazer.
    e baixei os arquivos, mas não conseguiu abrir ele com o isis porfessional.
    vc faz em outro?

    add eu no msn?
    ronald_s2_aninha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. Parabens pelo Progeto...
    estou tentando fazer, mais estou com muitas duvidas em relação ao codigo. Teria como vc mandar o codigo em arquivo HEX.
    Agradeço.

    msn: julio_randi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  69. Tico, vc poderia disponibilizar a lista de componentes que vc utilizou no circuito, estou com dificuldade de indentifica-los...vlw

    anderson_j_reis@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  70. se tiver dentro do quarto com a porta fechada como faço para abri-la
    responde ai fera
    ero_sennin23@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. Cara a muito tempo eu queria um projeto assim.
    só que eu estou entrando agora na aréa de microcotroladores.
    eu não estou conseguindo converter o arquivo asm em hex.
    se você pudese me mandar o aquivo hex. já pronto eu agradeceria muito!!!!!!!
    meu mail : santoslucinaldo@yahoo.com.br
    desde já agradeço e lhe parabenizo pelo projeto .

    ResponderExcluir
  72. nossa esse projeto é muito bom mesmo pois estou começando agora com pic e não estou consequindo faser converter o arquivo asm em hex agradeceria muito se pudece me mandar o arquivo hex meu; imail;monteiroeletronica@yahoo.com.br otimo projeto e parabens.

    ResponderExcluir
  73. boa noite amigo...
    estou cursando o tecnico em eletronica, como ja estou no terceiro semestre tenho que fazer o TCC
    após conhecer o seu projeto decidi faze-lo,
    porem estou meio perdido, mesmo com toda a sua ajuda de ter feito videos e tal estou meio perdido, entaum gostaria muito de pedir mais uma vez a sua ajuda aki esta meu email: marcelo_vpacity@hotmail.com agardo anciosamente por uma resposta, desde ja muito obrigado.

    ResponderExcluir
  74. O mano parabens pelo projeto ,estou apreciando passo a passo e tenho tbm umas duvidas a respeito de alguns componentes na PCB.Não endo muito de eletronica ,mas com essas informações sua a coisa vai fluindo.
    Perguntinhas ????
    1-O resistor (R8) é 100k ou 100ohms
    2-os capacitores de (10uF) é de quantos Volts
    3-Estes componentes CQ1-12V K1, F/CM12P-SG1 o que seriam...
    4-O R1 é um potencimentro de 10K
    5-O ICM7555(IC3)Serio mesmo conhecido por 555
    Me desculpas as pergunts brother.Eu te add no meu msn se puder me ajudar deixando aqui a resposta ou ate mesmo por email
    pcsc@hotmail.co, moro em SBC e não encontrei um pic acho que precisarei ir a Santa.Muito sucesso. Abçss

    ResponderExcluir
  75. Cara a muito tempo eu queria um projeto assim.
    só que eu estou entrando agora na aréa de microcotroladores.
    eu não estou conseguindo converter o arquivo asm em hex.
    se você pudese me mandar o aquivo hex. já pronto eu agradeceria muito!!!!!!!
    meu mail : dumont3@itelefonica.com.br desde já agradeço e lhe parabenizo pelo projeto .

    ResponderExcluir
  76. Cara parabéns pelo o projeto mas para ver o projeto todo no Rapidshare tem que pagar ?????

    ResponderExcluir
  77. tico nao to conseguindo compilar o programa
    surge varios erros!!!
    por favor teria como vc me ajudar ja mandando o arquivo .HEX no meu email: caio_ptu15@hotmail.com
    grato!
    parabens pelo projeto.
    sucesso pra vc!!

    ResponderExcluir
  78. Poderia postar a lista de componentes, valeu cara !

    ResponderExcluir
  79. nem a pau esta fechadura funciona tico, primeiro foi o codigo asm que estava dando 113 erros agora da erro na simulação no proteus nem lcd aparece os numeros e nem o pic responde imagina se tivesse montado é so tempo perdido.

    segue o arquivo para simular no proteus.

    http://www.4shared.com/file/M57Zi5Sf/fechadura.html

    ResponderExcluir
  80. se conseguir fazela funcionar posta aqui o arquivo do proteus .DSN porque esta fechadura sua funciona porque a nossa não é estranho...

    ResponderExcluir
  81. Oi cade a lista de componetes........
    francisrodrigues3@hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. não estou conseguindo baixar o preojeto + o codigo teria como vc me mandar no e-mail?
    m.douglas90@hotmail.com
    obrigado e parabéns pelo projeto

    ResponderExcluir
  83. eu eu queria saber se vc pode fazer e quanto que sai para vc fazer uma fechadura
    dessa para mim

    ResponderExcluir
  84. também estou precisando muito do projeto, você tem a progamação pronta que foi usado nele? pode me passar por e mail também? bento.mecatronica3@gmail.com
    Obrigado Renan Bagnareli

    ResponderExcluir
  85. Boas malta,
    achei o projecto muito bom, mas estou com alguns problemas na programação, está sempre a dar erros, não consigo compilar o programa!
    Seria possível enviarem-me o arquivo .HEX e o arquivo para simular no proteus, para o mail santosvieira@sapo.pt
    Obrigado

    ResponderExcluir
  86. Muito bom o projeto, a programação é só aquela da imagem mesmo, ou tem mais alguma coisa?

    ResponderExcluir
  87. boas, o LCD é alimentado a 3.3V ou 5V

    ResponderExcluir
  88. parabêns,To fazendo um progeto e queria utilizar o seu , mas com outra finalidade, tem como eu conversar por msn contigo ?

    ResponderExcluir
  89. cara vc poderia me passar a programas-ao porque sol novo nessa e nunca fis algo tao complicado você poderia me enviar no Email: herbert.beserra@Gmail.com

    ResponderExcluir
  90. Cara parabéns pela sua dedicação e demonstração de seus projetos, passando adiante seus conhecimentos! Eu fiz um projeto semelhante no curso técnico porem sem display e memória pois ainda estou em fase de treinamento ^^! Gostaria se possível se pudesse me passar no e-mail a programação da fechadura!? Ou qualquer coisa eu te mando o meu projeto para vc ver!
    Desde já agradeço e mais uma vez parabéns

    e-mail: durvalperipatoneto@gmail.com

    ResponderExcluir
  91. Boa Tarde! Bem peço desculpa mais acabei de ver que você já esta aqui no blog compartilhando a programação! Consegui visualizar já o arquivo! E mais uma vez Parabéns pelos projetos espero que possa aprender muita coisa por aqui!

    ResponderExcluir
  92. ola amigo gostaria de saber em que compilado esa este programa?

    ResponderExcluir
  93. Olá Tico, achei muito bom o seu projeto, estou aprendendo com ele, voce tem o programa comentado? estou aprendendo a programar rsrs.

    ResponderExcluir
  94. Ola Tico, agorei seu projeto!! meus parabens, estou com um projeto de um cofre e esse seu projeto seria ideal para complementar o meu!!
    por favor vc poderia me passar ele por email? e principalmente a programação! pois sou horrivel nisso! rsrsrs
    clebinho_marcelino@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  95. Ótimo esse seu seu projeto. Estava precisando de algum assim. Você poderia enviar gabriellxs@hotmail.com o arquivo para simular no proteus e se possível em .hex também. Muito Obrigado e parabéns, ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  96. OLÁ TICO,GOSTEI MUITO DE SEU PROJETO PORÉM ESTOU TENDO DIFICULDADES NA HORA DE COMPILAR ESTÁ APARECENDO MUITO ERROS TEM COMO ME ENVIAR O ARQUIVO .HEX JÁ COMPILADO. SE DER MANDE PARA O EMAIL:
    CESARBRUNO44@GMAIL.COM
    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  97. Tico, gostei muito do seu projeto e gostaria de lhe fazer uma proposta.

    Por favor, entre em contato através do email projetopic@bol.com.br.

    Grato

    ResponderExcluir
  98. Preciso conversar com você sobre negócios.
    meu e-mail cicero.arte@gmail.com

    ResponderExcluir
  99. rodo beleza descubri o erro, era que tinha que marca a janela disable case sensitive no diretorio project/buildoptions/project/na janela MPasm Assembler, e depois desabilitar o caso sensitive(disable case sensitive).Pronto, agora e so compilar que nao havera erro.

    ResponderExcluir
  100. Bom dia!

    Você poderia dizer o custo estimado que eu gastaria montando esse esquema?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  101. ola vc pode me mandar o código em hexa e uma listagem completa dos componentes ?

    carlos.cintra@yahoo.com.br

    teria alguma pronta para venda ?

    ResponderExcluir
  102. ou me manda seu msn moss..to precisando falar contigo !

    ResponderExcluir
  103. boa tarde
    estou trabalhando com arduino e fazendo um bafometro, muito interressante esse seu projeto de fechadura, gostaria de dar uma olhada no codigo, mas nao consegui baixar, poderia me mandar por email "purobagualismo@hotmail.com"
    meu nome e marcos heck
    vlw abraço

    ResponderExcluir
  104. otimo seu projeto mas gostaria de uma dica não estou consequindo simular no proteus não aparece nada no display voçe tem uma dica porque está acontecendo isso.

    Antonio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu acontece a mesma coisa, traduzi a mensagem de erro, diz que é um estouro na chamada de função call, acho que só na vida real para saber se o projeto funciona. Mas analizando o circuito funciona direitinho.

      Excluir
  105. Consegui fazer o projeto, funciona direitinho ficou muito bom!! Parabéns Tico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc poderia postar uma lista de componentes deste projeto?

      Excluir
    2. Poderia me enviar o codigo em .asm no meu e-mail por favor ? karinirossetti@hotmail.com
      obg espero sua ajuda ...

      Excluir
  106. Olá cara, gostei do projeto. vc tem o program em hex, nao estou conseguindo compilar no mplab, ta dando erro.

    ResponderExcluir
  107. Olá, vc poderia postar uma lista de componentes deste projeto?

    ResponderExcluir
  108. AMIGO GOSTEI MUITO DO SEU PROJETO. UMA COISA QUE ELE DEVERIA TER CASO ALGUÉM ERRASSE A SENHA 3 VEZES DEVERIA LIGAR UM ALARME

    ResponderExcluir
  109. cara eu tenho um projeto e gostaria de saber se vc pode desevolver e executalo.
    meu contato: parana-2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  110. Alguém poderia me enviar a lista de componentes
    pelo E-Mail

    renatoteixeira08@hotmail.com

    agradeço

    ResponderExcluir
  111. Opa blz, nao consegui baixar o cod fonte

    ResponderExcluir
  112. Oi,estou tentando baixar os arquivos mas não consigo

    ResponderExcluir
  113. Tico... queria muito fazer esse projeto.. vi que tem anos que postou o video. você ainda tem ele? tem como você me enviar? queria muito fazer esse projeto.. desde já agradeço.
    e-mail - crisinho-hc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  114. ficheiros rapidshare estão desactivados.
    Pode Postar novo Link?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  115. Olá gostaria de se possível que você enviasse a programação para meu e-mail.Por favor preciso urgente para um trabalhinho,e parabéns.
    aleenax@hotmail.com

    ResponderExcluir
  116. se possivel gostaria que enviasse o link para download novamente, pois o link acima está quebrado, ou se pudesse mandar por email,
    zamboti.rodrigo@gmail.com

    ResponderExcluir
  117. Poderia me mandar o código asm cfemoreschi@gmail.com os links estão quebrados

    ResponderExcluir
  118. projeto muito bacana. Parabéns teria como me mandar, precisando muito criar uma fechadura eletrônica do zero e não tenho muito conhecimento se puder me ajudar. meu email é deiversongoncalves@gmail.com ficaria muito grato pois os links do blog estão quebrados. Que Deus abençoe. vlw.

    ResponderExcluir
  119. Boa Noite

    Tico sempre que tento ter acesso as explicações ou layout
    (http://rapidshare.com/files/311065783/SuperFechadura_codigo_.mp4)

    esta dando ERRO, tem como enviar seu e-mail e/ou numero de telefone para poder tirar umas duvidas com vc, meu e-mail é jaldicelio82@gmail.com.

    aguardo retorno,

    sds

    Jaldicelo

    ResponderExcluir
  120. Parabéns pelo projeto.
    Não estou conseguindo baixar o preojeto + o codigo teria como vc me mandar no e-mail?
    siltechs2013@gmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  121. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  122. Muito bom este projecto.
    Ola, estou no meu primeiro ano do curso, e estou a tentar por o seu projecto em pratica, mas estou a ter alguns problemas no projecto e na parte da programação, será que você poderia enviar para meu e-mail como vez?
    j.l.a_16@hotmail.com

    conto com sua ajuda,
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  123. Poderia me enviar o código em .asm no meu e-mail por favor ? karinirossetti@hotmail.com

    Adorei seu projeto parabéns conto com sua ajuda ... Obg

    ResponderExcluir
  124. boa tarde preciso muito fala com vc me liga urgente meu id 35*25*19312 celular 021964719077 sobre um grande projeto meu nome e Elisban Balnino

    ResponderExcluir
  125. Tico ola, tudo bem?

    muito bom seu projeto, so que nao estou conseguindo acessar os links e fazer o download dos arquivos

    ResponderExcluir
  126. Bom dia, projeto excelente, ainda possui os arquivos para disponibilizar o link esta quebrado

    ResponderExcluir
  127. Olá boa noite, o site a qual você indica para abrir ele não está abrindo. Dá como inexistente.

    ResponderExcluir